Os Ferreira dos Santos: uma família negra na Curitiba Pós-abolição
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i51.85978Keywords:
, Família Ferreira dos Santos, Curitiba (Paraná), família afro-brasileiraAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória da família Ferreira dos Santos, em Curitiba, na primeira metade do século XX. Trata-se de uma família negra que viveu e conquistou significativa projeção em uma cidade caracterizada por um discurso oficial de enaltecimento de supostas raízes e tradições europeias que, comumente, marginalizou as contribuições da população afro-brasileira. Partindo-se da proposta de realizar um resgate da história dessa família, o texto volta-se para a trajetória de duas gerações — a dos progenitores Claro e Lucilia e a de seus nove filhos — que encontraram maneiras diversas de ocupar espaços na capital do Paraná, os quais, muitas vezes, estiveram restritos aos negros devido ao racismo estrutural. Para a realização dessa tarefa foram realizadas pesquisas em periódicos da época, documentos pessoais e também uma entrevista com Jacy Augusta Travasso de Morais, neta de Claro e Lucilia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.