Os Círculos Literários Femininos e o debate sobre a mulher virtuosa nos Estados Unidos do século XIX

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.85057

Keywords:

Círculos Literários Femininos, Gênero, República, Estados Unidos, Representação Social

Abstract

O tema deste estudo são os Círculos Literários Femininos do século XIX nos Estados Unidos, país que passava por uma reestruturação política após a Independência. Busco entender o debate das mulheres sobre a imagem reservada a elas como “Mães Republicanas virtuosas” que fazia delas cidadãs, mas sem direitos formais. Busco responder à questão de como as mulheres se organizaram através das redes de sociabilidade e de amizade para questionar padrões de gênero em uma sociedade que idealizava ideias de “igualdade”. O objetivo é entender as contradições em torno da imagem mulher, encarando os Círculos Literários Femininos como espaços de discussão política. Através da literatura, da escrita e da educação as mulheres provaram sua virtude cidadã fora do vínculo doméstico ou com os homens, contribuindo com voz ativa para as discussões sobre a cidadania republicana e questionando seu papel paradoxal através dos Círculos Literários.

Author Biography

Stéfani Oliveira Verona, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published

2022-09-03

How to Cite

Verona, S. O. (2022). Os Círculos Literários Femininos e o debate sobre a mulher virtuosa nos Estados Unidos do século XIX. Revista Vernáculo, (50). https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.85057