A leitura da Lenda da Dama do Pé de Cabra na perspectiva das novas mídias digitais

Authors

  • Amanda Ingrid dos Santos
  • Jonabelle de Andrade
  • Mateus Alves Nedbajluk
  • Carlos Eduardo Zlatic

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i43.61129

Keywords:

Lenda da Dama do Pé de Cabra, D. Pedro Afonso, novas mídias digitais

Abstract

A narrativa medieval conhecida como A lenda da Dama do Pé de Cabra, primeiramente registrada no Livro de Linhagens do Conde D. Pedro, foi assim chamada e difundida por Alexandre Herculano e, mais recentemente, pelo Sítio do Picapau Amarelo, programa transmitido pela Rede Globo. A modificação de elementos em relação ao registro original e a ausência de qualquer intenção de análise historiográfica sustentada pelo autor português e pela rede de TV incitaram o desenvolvimento de um produto audiovisual que abarcasse essa perspectiva. Diante disso, o presente artigo pretende abordar o autor e o contexto de produção da lenda e os potenciais oferecidos pelo uso das novas mídias digitais para a produção e disponibilização de conhecimento na contemporaneidade a fim de debater as potencialidades do desenvolvimento de produtos audiovisuais voltados para um público cada vez mais avesso ao conhecimento transmitido por meio da escrita.

Published

2019-03-26

How to Cite

dos Santos, A. I., de Andrade, J., Nedbajluk, M. A., & Zlatic, C. E. (2019). A leitura da Lenda da Dama do Pé de Cabra na perspectiva das novas mídias digitais. Revista Vernáculo, (43). https://doi.org/10.5380/rv.v0i43.61129