A Tatuagem como linguagem artística na contemporaneidade

Authors

  • Francisco Benvenuto Gusso UNESPAR/EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i37.38520

Keywords:

Tatuagem, Espaços expositivos, Arte contemporânea.

Abstract

Com base na bibliografia analisada sobre interferências corporais e arte, estudou-se a relação da tatuagem com o campo da arte na contemporaneidade, partindo desde as primeiras manifestações da arte corporal pré-histórica até sua ocidentalização e modernização. São abordados os motivos que levam as pessoas a adotarem a tatuagem como motivo para modificação corporal. Além de estudar artistas que se utilizam da linguagem da arte corporal como motivo para seus trabalhos, propomos uma reflexão sobre a tatuagem e suas possibilidades em diferentes suportes que vão além da pele. São eles: o ex tatuador Don Ed Hardy, a jovem artista escocesa Jessica Harrison e o paulistano Rafael Assef. 

Author Biography

Francisco Benvenuto Gusso, UNESPAR/EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Francisco Benvenuto Gusso, nascido em 07 de abril de 1987. Graduado pela desenho Industrial pela PUC-PR, estudante de gravura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, bolsista no programa de iniciação científica pela UNESPAR.

Published

2016-02-21

How to Cite

Gusso, F. B. (2016). A Tatuagem como linguagem artística na contemporaneidade. Revista Vernáculo, (37). https://doi.org/10.5380/rv.v0i37.38520