A “preciosa” educação como caminho para a emancipação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i0.34260Keywords:
educação, análise cinematográfica, emancipaçãoAbstract
O campo da cinematografia tem possibilitado uma gama de reflexões que nos permite compreender aspectos da realidade social que muitas vezes passam despercebidos, ou não são problematizados. Isto é, a cinematografia age como um espelho, refletindo a vida em sociedade. A educação, em especial a educação escolar, possui uma filmografia significativa que nos permite compreender, ou olhar com outros olhos, o processo educacional e as relações que se estabelecem dentro das instituições. Nesta perspectiva, o presente artigo, busca problematizar a educação espelhada no filme “Preciosa: uma história de esperança”. Pode-se constatar que a instituição representada nesta trama, revela a incapacidade de a escola regular atender sujeitos tão peculiares como a jovem Preciosa, que aos 16 anos, ainda não havia aprendido a ler e escrever, devido à educação a qual estava submetida. Encontrando como solução, pelo sistema educacional, a transferência para uma instituição alternativa. Por outro lado, a trama também revela o papel que a educação exerce como emancipadora/libertadora de situações de opressão e vulnerabilidade da protagonista. Desta forma, pretende-se analisar os significados da instituição escolar apresentados no filme.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.