Os Ferreira dos Santos: uma família negra na Curitiba Pós-abolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i51.85978

Palavras-chave:

, Família Ferreira dos Santos, Curitiba (Paraná), família afro-brasileira

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória da família Ferreira dos Santos, em Curitiba, na primeira metade do século XX. Trata-se de uma família negra que viveu e conquistou significativa projeção em uma cidade caracterizada por um discurso oficial de enaltecimento de supostas raízes e tradições europeias que, comumente, marginalizou as contribuições da população afro-brasileira. Partindo-se da proposta de realizar um resgate da história dessa família, o texto volta-se para a trajetória de duas gerações — a dos progenitores Claro e Lucilia e a de seus nove filhos — que encontraram maneiras diversas de ocupar espaços na capital do Paraná, os quais, muitas vezes, estiveram restritos aos negros devido ao racismo estrutural. Para a realização dessa tarefa foram realizadas pesquisas em periódicos da época, documentos pessoais e também uma entrevista com Jacy Augusta Travasso de Morais, neta de Claro e Lucilia.

Biografia do Autor

Celso Fernando Claro de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.

Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Crhistina Vanali, Universidade Federal do Paraná

graduada em Ciências Sociais pela UFPR

especialista em Sociologia Política pela UFPR

mestre em Antropologia pela UFPR

doutora em Sociologia pela UFPR

m Sociologia pela UFPR

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Oliveira, C. F. C. de, & Vanali, A. C. (2023). Os Ferreira dos Santos: uma família negra na Curitiba Pós-abolição. Revista Vernáculo, (51). https://doi.org/10.5380/rv.v0i51.85978