Arte e política na América Latina: estudo da influência do Taller de gráfica popular no cenário cultural brasileiro

Autores

  • Gabriel Linhares e Padilha UNESPAR Campus Curitiba 1 EMBAP
  • Katiucya Perigo UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.79684

Palavras-chave:

TGP, Arte Política, América Latina, Museus de Gravura

Resumo

A presente pesquisa tem como proposta estudar até onde e de quais formas o coletivo artístico mexicano Taller de Gravura Popular influenciou o cenário cultural do Brasil. Para isso, num primeiro momento, foi apresentada a história do TGP focando em sua origem e trocas de direção, posteriormente optou-se por analisar como o coletivo teve contato com museus de gravura brasileiros, considerando estes como ambientes culturais atuantes na formação de sujeitos, e se após esse contato as instituições reproduziram os princípios do TGP. Vale ressaltar que a bibliografia coletada referente ao Taller foi oriunda principalmente de fontes em espanhol, portanto uma das tarefas da pesquisa foi traduzir sua história para português, o que levou demasiado tempo. Assim não sendo possível realizar uma análise profunda da influência do grupo no Brasil. Contudo vemos o potencial do assunto, e assim esperamos que a pesquisa possa ter continuidade.

Biografia do Autor

Gabriel Linhares e Padilha, UNESPAR Campus Curitiba 1 EMBAP

Estudante de Artes Visuais - Licenciatura, pesquisador nas linhas de pesquisa de "Arte na América Latina" e "Arte e Política" a partir da experiência desenvolvidas no PIBIC. Atualmente sou estagiário no Museu Alfredo Andersen em Curitiba atuante no setor educativo.

Katiucya Perigo, UNESPAR

Professora Adjunta de História da Arte da UNESPAR. Doutora em História pela UFPR.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Padilha, G. L. e, & Perigo, K. (2021). Arte e política na América Latina: estudo da influência do Taller de gráfica popular no cenário cultural brasileiro. Revista Vernáculo, (48). https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.79684

Edição

Seção

Artigos