Arte e política na América Latina: estudo da influência do Taller de gráfica popular no cenário cultural brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.79684Palavras-chave:
TGP, Arte Política, América Latina, Museus de GravuraResumo
A presente pesquisa tem como proposta estudar até onde e de quais formas o coletivo artístico mexicano Taller de Gravura Popular influenciou o cenário cultural do Brasil. Para isso, num primeiro momento, foi apresentada a história do TGP focando em sua origem e trocas de direção, posteriormente optou-se por analisar como o coletivo teve contato com museus de gravura brasileiros, considerando estes como ambientes culturais atuantes na formação de sujeitos, e se após esse contato as instituições reproduziram os princípios do TGP. Vale ressaltar que a bibliografia coletada referente ao Taller foi oriunda principalmente de fontes em espanhol, portanto uma das tarefas da pesquisa foi traduzir sua história para português, o que levou demasiado tempo. Assim não sendo possível realizar uma análise profunda da influência do grupo no Brasil. Contudo vemos o potencial do assunto, e assim esperamos que a pesquisa possa ter continuidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

