Elias Lönnrot, um mitógrafo da nacionalidade finlandesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.74853Palavras-chave:
história, nacionalismo finlandês, elias lönnrot, finlândia, kalevalaResumo
Este artigo busca, de maneira geral, delinear a figura intelectual de Elias Lönnrot acerca de sua posição em um contexto no qual o patriotismo, o interesse e a atividade acadêmica, ou de uma intelligentsia local, estavam conectados em torno da constituição de uma “nacionalidade finlandesa” que pudesse dar suporte cultural ao nascente Estado do Grão-Ducado da Finlândia. Com foco na criação, premeditada, de uma epopeia nacional por parte de Lönnrot, proveniente da tradição oral camponesa e de ação criadora de seu autor, o Kalevala. Argumentando que esse projeto, além de acadêmico, teve em Lönnrot a figura de mitógrafo dessa pretensa nacionalidade “adormecida” dos finlandeses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.