Intelectuais pela Leitura de Textos Jornalísticos: a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (1953-1969)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74823Palavras-chave:
Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Intelectuais, Ensino SecundárioResumo
O objetivo do trabalho é analisar a trajetória profissional dos intelectuais que atuaram na Diretoria do Ensino Secundário (DES), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), durante a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), entre os anos de 1953 e 1969: Armando Hildebrand; Gildásio Amado; Lauro de Oliveira Lima. As fontes analisadas são textos jornalísticos do período, disponíveis na Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional. O estudo foi realizado com fundamento na urdidura do termo intelectuais por Ângela de Castro Gomes (2002), Sergio Miceli (2001) e Carlos Eduardo Vieira (2008; 2015). O exame do corpus empírico-documental permitiu observar a constância de um modelo de ensino secundário perseguido pela DES e pela CADES em suas ações e produtos; foi possível visualizar igualmente a pressão do estado desenvolvimentista em relação ao futuro dos jovens secundaristas e a interveniência política sobre a atuação dos diretores em alguns momentos.
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