Intelectuais pela Leitura de Textos Jornalísticos: a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (1953-1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74823

Palavras-chave:

Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Intelectuais, Ensino Secundário

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a trajetória profissional dos intelectuais que atuaram na Diretoria do Ensino Secundário (DES), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), durante a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), entre os anos de 1953 e 1969: Armando Hildebrand; Gildásio Amado; Lauro de Oliveira Lima. As fontes analisadas são textos jornalísticos do período, disponíveis na Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional. O estudo foi realizado com fundamento na urdidura do termo intelectuais por Ângela de Castro Gomes (2002), Sergio Miceli (2001) e Carlos Eduardo Vieira (2008; 2015). O exame do corpus empírico-documental permitiu observar a constância de um modelo de ensino secundário perseguido pela DES e pela CADES em suas ações e produtos; foi possível visualizar igualmente a pressão do estado desenvolvimentista em relação ao futuro dos jovens secundaristas e a interveniência política sobre a atuação dos diretores em alguns momentos.

Biografia do Autor

Fabiana Teixeira da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Pedagogia - Habilitação: Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2003) e Habilitação: Administração Escolar (2005), pela Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC, graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil (2007), pela Universidade Federal de Santa Catarina - CED/UFSC, mestrado em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/UFSC/CNPq. Atualmente trabalha como Técnica em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação com interesse nas temáticas de pesquisa: sociologia e historiografia da educação, ensino secundário brasileiro, intelectuais e educação, formação de professores secundaristas, modernização e educação, periódicos educacionais.

George Fredman Santos Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MINAS (2001). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC (2019). Arquivista na Universidade Federal de Minas Gerais desde fevereiro de 2019. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea - NEPESC e do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arquivos Contemporâneos - NUPEAC na Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria das Dores Daros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é professora titular aposentada/voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e História da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, história da educação, intelectuais e escola normal.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Teixeira da Rosa, F., Santos Oliveira, G. F., & Daros, M. das D. (2020). Intelectuais pela Leitura de Textos Jornalísticos: a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (1953-1969). Revista Vernáculo, (46). https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74823