A atuação do "cientista-celebridade" – um olhar sobre a tradição intelectual de Carl Sagan
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74617Palavras-chave:
Carl Sagan, intelectual, ciência, tradição do século XVIIIResumo
A partir da análise de uma série de palestras realizadas por Carl Sagan em 1985, publicadas apenas em 2005 sob o título Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus, o presente artigo tem como objetivo investigar como a tradição intelectual europeia do XVIII serviu de base e referência para a atuação de Sagan enquanto intelectual. Para isso, as contribuições de Zygmunt Bauman e Fritz Ringer servirão como referencial teórico e metodológico. Investigar a trajetória intelectual de um agente histórico como Carl Sagan é importante devido ao alcance midiático e institucional obtido pelo autor. Como cientista, fez parte de missões da NASA e ministrou aulas sobre astronomia em importantes universidades norte-americanas. Como divulgador científico, Sagan alcançou enorme reconhecimento popular principalmente pela exibição de Cosmos, em 1980. Série televisiva que ampliou o interesse de milhões de pessoas pelo mundo pelas questões da ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.