A atuação do "cientista-celebridade" – um olhar sobre a tradição intelectual de Carl Sagan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74617

Palavras-chave:

Carl Sagan, intelectual, ciência, tradição do século XVIII

Resumo

A partir da análise de uma série de palestras realizadas por Carl Sagan em 1985, publicadas apenas em 2005 sob o título Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus, o presente artigo tem como objetivo investigar como a tradição intelectual europeia do XVIII serviu de base e referência para a atuação de Sagan enquanto intelectual. Para isso, as contribuições de Zygmunt Bauman e Fritz Ringer servirão como referencial teórico e metodológico. Investigar a trajetória intelectual de um agente histórico como Carl Sagan é importante devido ao alcance midiático e institucional obtido pelo autor. Como cientista, fez parte de missões da NASA e ministrou aulas sobre astronomia em importantes universidades norte-americanas. Como divulgador científico, Sagan alcançou enorme reconhecimento popular principalmente pela exibição de Cosmos, em 1980. Série televisiva que ampliou o interesse de milhões de pessoas pelo mundo pelas questões da ciência.

Biografia do Autor

Alice Fernandes Freyesleben, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná e mestrado pela mesma Instituição. Atualmente, é doutoranda pela linha de pesquisa Arte, memória e narrativa - AMENA, do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve, sob a orientação do Prof. Dr. Clóvis Gruner, pesquisas relativas à narratividade e à historicidade das práticas científicas a partir da obra de Carl Sagan e dos debates relacionados ao Antropoceno.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Freyesleben, A. F. (2020). A atuação do "cientista-celebridade" – um olhar sobre a tradição intelectual de Carl Sagan. Revista Vernáculo, (46). https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74617