Opressão e escravidão no episódio do vergalho, em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autores

  • Lucas Mateus Vieira de Godoy Stringuetti Unesp - Assis

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i41.51773

Palavras-chave:

Brás Cubas, escravidão, Prudêncio.

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar e discutir a questão da opressão e a escravidão no episódio do vergalho, no romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Faremos uso dessa fonte literária do século XIX, pois além de ser uma obra importante e considerada uma das mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira, permite-nos analisá-la sob viés histórico, uma vez que o presente romance marcou o início do realismo no Brasil. Tomando como eixo central o episódio do vergalho, protagonizado pelo escravo Prudêncio, procuramos discutir como o escravo após ser alforriado pelo pai de Brás Cubas comportou-se na sociedade de sua época e como este sobrevivia num meio de dominação da elite senhorial.

 

Biografia do Autor

Lucas Mateus Vieira de Godoy Stringuetti, Unesp - Assis

Mestrando em História Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Assis. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Assis (2014). Atualmente, cursa letras pela mesma instituição. Tem experiências na área de História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Republicano e Literatura Brasileira, com ênfase em literatura infantojuvenil. Trabalha com pesquisa no campo político, cujo tema é: O Brigadeiro Eduardo Gomes: uma interpretação de seus discursos políticos (1922-1950), o qual é bolsista de mestrado pelo órgão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi bolsista da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP), onde desenvolveu pesquisa com o tema: A poesia na biblioteca escolar: análise das marcas da escrita feminina no acervo do PNBE 2013 e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o tema: A leitura e suas representações: análise das obras em prosa de autoria feminina que compõem o acervo do PNBE 2013 destinados aos jovens do ensino fundamental. Também integra os grupos de pesquisas "Leitura e Literatura na Escola", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Assis - SP e "Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Stringuetti, L. M. V. de G. (2018). Opressão e escravidão no episódio do vergalho, em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Revista Vernáculo, (41). https://doi.org/10.5380/rv.v0i41.51773