O Ensino de História entre as décadas de 1920 á 1930: propostas para o ensino de história escolar a partir dos Anais da 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927 de Santa Catarina

Autores

  • Maíra Pires Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43473

Palavras-chave:

Ensino de História, Conferência, Ensino Primário.

Resumo

O período de 1920 a 1930 é composto por diversas conferências que discutiam os contornos  do ideal de uma nação moderna a fim de superar o atraso e os problemas que ocorriam na educação brasileira. A educação, assim como a disciplina escolar, era conduzida e moldada pela demandas da sociedade, possuindo objetivos  e finalidade específicas. A partir disso, neste artigo analisarei os discursos que irão dar sustento as  políticas  de  planejamento  para  o  ensino  de  História  para a escola Primária  em  Santa  Catarina  utilizando como fonte os  Anais da 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927 de Santa Catarina.  Estes são constituídos por  teses, pareceres  e  conclusões  de  diferentes  intelectuais  que   foram fundamentais  para  pensar  a  educação  do  Estado, portanto, pretendo verificar a função adquirida pelo ensino de História  escolar, a concepção de História vigente no período a partir desses documentos e as principais demandas da sociedade

Biografia do Autor

Maíra Pires Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de História do Tempo Presente. Graduada em História em 2015 pela UDESC.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Pires Andrade, M. (2016). O Ensino de História entre as décadas de 1920 á 1930: propostas para o ensino de história escolar a partir dos Anais da 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927 de Santa Catarina. Revista Vernáculo, (38). https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43473