O Ensino de História entre as décadas de 1920 á 1930: propostas para o ensino de história escolar a partir dos Anais da 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927 de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43473Palavras-chave:
Ensino de História, Conferência, Ensino Primário.Resumo
O período de 1920 a 1930 é composto por diversas conferências que discutiam os contornos do ideal de uma nação moderna a fim de superar o atraso e os problemas que ocorriam na educação brasileira. A educação, assim como a disciplina escolar, era conduzida e moldada pela demandas da sociedade, possuindo objetivos e finalidade específicas. A partir disso, neste artigo analisarei os discursos que irão dar sustento as políticas de planejamento para o ensino de História para a escola Primária em Santa Catarina utilizando como fonte os Anais da 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927 de Santa Catarina. Estes são constituídos por teses, pareceres e conclusões de diferentes intelectuais que foram fundamentais para pensar a educação do Estado, portanto, pretendo verificar a função adquirida pelo ensino de História escolar, a concepção de História vigente no período a partir desses documentos e as principais demandas da sociedade
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