A diversidade vai a creche: reflexões sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03, na Creche do Morro da Queimada em Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i39.42367Palavras-chave:
Lei 10.639/03. Educação Infantil. Descolonização Curricular. Relações Étnico-Raciais. Florianópolis.Resumo
Este artigo tem por propósito problematizar, discutir as implicações da implementação da lei 10.639, em uma creche da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, a partir de um levantamento dos marcos normativos da Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, e um levantamento dos documentos oficiais da instituição. Pretendemos aprofundar alguns aspectos referentes à prática pedagógica que instigaram nosso interesse na investigação das contradições, e ações experenciadas no espaço escolar. Para tal ancoramos nossa pesquisa em dois aspectos: branquitude normativa e descolonização dos currículos. Diante de tal complexidade, destacamos a importância da análise a adoção de ações afirmativas no âmbito educacional tem influenciado os currículos, coadunando com a compreensão das políticas de promoção da igualdade racial na rede de educação infantil de Florianópolis/SC e os mecanismos utilizados para a construção de uma educação para as relações étnicoraciais referentes à assunção da valorização da diversidade cultural e da promoção de uma educação para as relações étnico-raciais. Para além do cumprimento de dispositivos legais, que suscitam questionamentos e indagações sobre o entendimento dos profissionais dessa instituição a cerca da importância da história da cultura africana e dos afro-brasileiros. Pretendemos contribuir para superar as contradições, favorecendo o debate sobre as relações étnico-raciais e acolhimento real da Lei 10.639/2003, apontando caminhos para adesão coletiva da proposta, potencializando descobertas de metodologias para aplicação da lei nas práticas pedagógicas.
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