A diversidade vai a creche: reflexões sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03, na Creche do Morro da Queimada em Florianópolis

Autores

  • Cintia Cardoso NEAB/UDESC
  • Cintia Cardoso NEAB/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i39.42367

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Educação Infantil. Descolonização Curricular. Relações Étnico-Raciais. Florianópolis.

Resumo

Este artigo tem por propósito problematizar, discutir as implicações da implementação da lei 10.639, em uma creche da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, a partir de um levantamento dos marcos normativos da Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, e um levantamento dos documentos oficiais da instituição. Pretendemos aprofundar alguns aspectos referentes à prática pedagógica que instigaram nosso interesse na investigação das contradições, e ações experenciadas no espaço escolar. Para tal ancoramos nossa pesquisa em dois aspectos: branquitude normativa e descolonização dos currículos. Diante de tal complexidade, destacamos a importância da análise a adoção de ações afirmativas no âmbito educacional tem influenciado os currículos, coadunando com a compreensão das políticas de promoção da igualdade racial na rede de educação infantil de Florianópolis/SC e os mecanismos utilizados para a construção de uma educação para as relações étnicoraciais referentes à assunção da valorização da diversidade cultural e da promoção de uma educação para as relações étnico-raciais. Para além do cumprimento de dispositivos legais, que suscitam questionamentos e indagações sobre o entendimento dos profissionais dessa instituição a cerca da importância da história da cultura africana e dos afro-brasileiros. Pretendemos contribuir para superar as contradições, favorecendo o debate sobre as relações étnico-raciais e acolhimento real da Lei 10.639/2003, apontando caminhos para adesão coletiva da proposta, potencializando descobertas de metodologias para aplicação da lei nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Cintia Cardoso, NEAB/UDESC

Professora de Educação Infantil- Campo de pesquisa Relações étnicorraciais na infantil. Pesquisadora no campo da implementação da Lei Federal 10.639/03  na Educação Infantil.

Cintia Cardoso, NEAB/UDESC

Professora de Educação Infantil- Campo de pesquisa Relações étnicorraciais na infantil. Pesquisadora no campo da implementação da Lei Federal 10.639/03  na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Cardoso, C., & Cardoso, C. (2017). A diversidade vai a creche: reflexões sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03, na Creche do Morro da Queimada em Florianópolis. Revista Vernáculo, (39). https://doi.org/10.5380/rv.v0i39.42367

Edição

Seção

Artigos