Sofonisba Anguissola, Cindy Sherman: autorretratos

Autores

  • Ligia de Oliveira Barros Universidade Estadual do Paraná, campus Escola de Música e Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i37.40157

Palavras-chave:

autorretratos, fotografias, mulheres artistas, renascimento e contemporaneidade, sujeito e pessoa.

Resumo

 O artigo tem como objetivo apresentar uma análise do processo artístico do autorretrato observando a natureza da representação, da exposição e da construção de uma identidade na produção de duas artistas: a artista renascentista Sofonisba Anguissola (1532-1625) e a artista contemporânea Cindy Sherman (1954), com seus trabalhos performáticos e fotográficos em sua primeira série “Untitled Film Stills”. A pesquisa Annateresa Fabris (2004, 2009) contribui neste estudo para uma análise das obras com relação a uma visão sociocultural do individuo, para, desta forma, comparar as artistas nas suas escolhas e no tratamento do autorretrato.

Biografia do Autor

Ligia de Oliveira Barros, Universidade Estadual do Paraná, campus Escola de Música e Belas Artes

Ligia de Oliveira Barros, Artista Visual graduada em Pintura pela Universidade Federal do Paraná, campus Escola de Müsica e Belas Artes, curso de extensão:Teoria e Prática da Cor.

Downloads

Publicado

2016-02-21

Como Citar

Barros, L. de O. (2016). Sofonisba Anguissola, Cindy Sherman: autorretratos. Revista Vernáculo, (37). https://doi.org/10.5380/rv.v0i37.40157