Gênero e Sexualidades nas aulas de Sociologia: um olhar sobre a percepção discente

Autores

  • Stephanie Natalie Burille Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.37382

Palavras-chave:

Gênero, Ensino, Sociologia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal discutir as percepções de gênero de estudantes de uma escola pública de Cuiabá durante as aulas de Sociologia. Partindo deste objetivo, as enunciações dos estudantes foram fundamentais para a compreensão das representações de gênero no universo escolar. Como metodologia utilizou-se a observação de campo na escola e a aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os estudantes de ensino médio. Conforme resultados, constatou-se que nas aulas de Sociologia os estudantes apresentavam práticas e expressões de cunho sexista. Conclui-se que há limites para a abordagem de gênero na disciplina de Sociologia, por isso se faz necessário dar visibilidade às teorias que incrementam o discurso da diversidade e da diferença na escola.

 

Biografia do Autor

Stephanie Natalie Burille, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Acadêmica do curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

Burille, S. N. (2015). Gênero e Sexualidades nas aulas de Sociologia: um olhar sobre a percepção discente. Revista Vernáculo, (36). https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.37382