Fontes legais nos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.37056Palavras-chave:
Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.Resumo
Apresenta resultados da pesquisa realizada durante o Mestrado em Educação na UFPR, linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. A investigação analisou a presença das fontes legais nos livros didáticos de História destinados ao 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2011). Observou-se a presença de diversos tipos de documentos históricos, entre eles os documentos legais. Em poucas situações os documentos encontrados foram tratados como fontes e, assim, exploradas de forma a estimular o aluno à contextualização, à problematização e a interpretação. Os resultados da pesquisa evidenciaram avanços em relação à inclusão de diferentes tipos de documento nos livros didáticos, mas evidenciaram também que permanecem presentes as dificuldades em tratar os documentos como fontes, e que, portanto, há ainda a necessidade de aperfeiçoar os livros em relação a esses aspectos. Palavras-chave: Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.
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