Fontes legais nos livros didáticos de História

Autores

  • Anne Cacielle Ferreira da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.37056

Palavras-chave:

Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.

Resumo

Apresenta resultados da pesquisa realizada durante o Mestrado em Educação na UFPR, linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. A investigação analisou a presença das fontes legais nos livros didáticos de História destinados ao 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2011). Observou-se a presença de diversos tipos de documentos históricos, entre eles os documentos legais. Em poucas situações os documentos encontrados foram tratados como fontes e, assim, exploradas de forma a estimular o aluno à contextualização, à problematização e a interpretação. Os resultados da pesquisa evidenciaram avanços em relação à inclusão de diferentes tipos de documento nos livros didáticos, mas evidenciaram também que permanecem presentes as dificuldades em tratar os documentos como fontes, e que, portanto, há ainda a necessidade de aperfeiçoar os livros em relação a esses aspectos. Palavras-chave: Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.

Biografia do Autor

Anne Cacielle Ferreira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014), linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013), linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino.  Possui licenciatura e bacharelado em História também pela Universidade Federal do Paraná (2009). Já lecionou a disciplina de História para todos os anos finais do Ensino Fundamental e também para todos os anos do Ensino Médio. Seus estudos estão relacionados à área de Educação, com ênfase na Educação Histórica e manuais didáticos.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, A. C. F. da. (2016). Fontes legais nos livros didáticos de História. Revista Vernáculo, (38). https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.37056