Indústria Cultural e Comunicação de Massa: Considerações sobre Produtos Midiáticos “Tradicionais” e “Conservadores” Brasileiros e as Implicações da Mercantilização da Cultura para o Receptor
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34641Palavras-chave:
mídia, indústria cultural, comunicação de massa, produtos tradicionais, produtos alternativosResumo
O artigo analisa os aspectos que permeiam a comunicação de massa e a indústria cultural, tidos aqui como conceitos sinônimos à medida que sugerem a mercantilização de mensagens simbólicas e produtos culturais. Para tanto, após um breve histórico do surgimento dessas manifestações, associadas ao desenvolvimento da sociedade capitalista, oito produtos, separados em quatro categorias (Jornalismo, Publicidade, Cinema e Produto Editorial) são objetos de exame. Os dados levantados apontam para o potencial da mídia de determinar as relações sociais e, em certa medida, a dimensão psicológica dos receptores, bem como para a necessidade de se aproveitar os meios técnicos de reprodução como formas de manutenção da sabedoria popular.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.