Indústria Cultural e Comunicação de Massa: Considerações sobre Produtos Midiáticos “Tradicionais” e “Conservadores” Brasileiros e as Implicações da Mercantilização da Cultura para o Receptor

Autores

  • João Angelo Soares Lemos Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34641

Palavras-chave:

mídia, indústria cultural, comunicação de massa, produtos tradicionais, produtos alternativos

Resumo

O artigo analisa os aspectos que permeiam a comunicação de massa e a indústria cultural, tidos aqui como conceitos sinônimos à medida que sugerem a mercantilização de mensagens simbólicas e produtos culturais. Para tanto, após um breve histórico do surgimento dessas manifestações, associadas ao desenvolvimento da sociedade capitalista, oito produtos, separados em quatro categorias (Jornalismo, Publicidade, Cinema e Produto Editorial) são objetos de exame. Os dados levantados apontam para o potencial da mídia de determinar as relações sociais e, em certa medida, a dimensão psicológica dos receptores, bem como para a necessidade de se aproveitar os meios técnicos de reprodução como formas de manutenção da sabedoria popular.

Biografia do Autor

João Angelo Soares Lemos, Universidade Positivo

Estudante do 2° ano do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Trabalha como analista de comunicação no Grupo Positivo, desenvolvendo trabalho jornalístico para os veículos institucionais da empresa. Em setembro, apresentou artigo científico no congresso da Intercom, realizado em Manaus, na categoria Júnior.

Downloads

Como Citar

Lemos, J. A. S. (2013). Indústria Cultural e Comunicação de Massa: Considerações sobre Produtos Midiáticos “Tradicionais” e “Conservadores” Brasileiros e as Implicações da Mercantilização da Cultura para o Receptor. Revista Vernáculo, (31). https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34641