Práticas docentes em construção: considerações sobre performances e identidades de professores no espaço escolar

Autores

  • Samuel Farias Costa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34400

Palavras-chave:

práticas docentes, performance, identidade professoral, professoralidade

Resumo

A construção da professoralidade envolve o desempenho de práticas específicas relacionadas ao campo profissional da docência. Por outro lado, as subjetividades, trajetórias, histórias de vida, entre outras características particulares, são diacríticos na construção dessas práticas. Também não podemos desconsiderar os contextos educacionais e as configurações escolares, nas quais os sujeitos estão inseridos. Todos esses elementos são relevantes para entendermos a construção de identidades e performances docentes. A proposta deste artigo é refletir sobre esse processo a partir de experiência de estágio docente ao longo de 2011 e 2012. Utilizo técnicas de observação no espaço escolar, com foco, sobretudo, na figura do professor de sociologia, entrevistas com professores e relatos autobiográficos. O resultado se mostra profícuo para pensar alguns elementos gerais e particulares da construção da professoralidade, especificamente no campo do ensino de sociologia.

Downloads

Como Citar

Costa, S. F. (2013). Práticas docentes em construção: considerações sobre performances e identidades de professores no espaço escolar. Revista Vernáculo, (31). https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34400