Práticas docentes em construção: considerações sobre performances e identidades de professores no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34400Palavras-chave:
práticas docentes, performance, identidade professoral, professoralidadeResumo
A construção da professoralidade envolve o desempenho de práticas específicas relacionadas ao campo profissional da docência. Por outro lado, as subjetividades, trajetórias, histórias de vida, entre outras características particulares, são diacríticos na construção dessas práticas. Também não podemos desconsiderar os contextos educacionais e as configurações escolares, nas quais os sujeitos estão inseridos. Todos esses elementos são relevantes para entendermos a construção de identidades e performances docentes. A proposta deste artigo é refletir sobre esse processo a partir de experiência de estágio docente ao longo de 2011 e 2012. Utilizo técnicas de observação no espaço escolar, com foco, sobretudo, na figura do professor de sociologia, entrevistas com professores e relatos autobiográficos. O resultado se mostra profícuo para pensar alguns elementos gerais e particulares da construção da professoralidade, especificamente no campo do ensino de sociologia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.