A Escola e as Condições do Trabalho Docente: um retrato de Maringá
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34397Palavras-chave:
trabalho docente, condições da escola, contrato temporário, Maringá.Resumo
Este artigo propõe reflexões que surgiram a partir do acompanhamento das aulas da disciplina de sociologia em colégios de Maringá. No texto, procuramos investigar as condições do trabalho docente (salas, turmas, material didático) e o vínculo empregatício do professor de ensino médio (salário e contrato temporário), tentando entender como esses elementos influenciam a vida docente e sua prática em sala de aula. Para isso, buscamos relacionar um estudo de caso com questões nacionais que dizem respeito ao trabalho docente e a situação da educação nacional. Como estratégia de análise, foram realizadas observações na escola, entrevistas com um professor de sociologia, bem como uma revisão bibliográfica sobre o trabalho docente e o contrato temporário no Brasil.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.