Formação acadêmica, participação política e identidades profissionais - histórias de vida de professores de Sociologia em Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34396Resumo
A história de vida tem se apresentado como uma rica ferramenta de pesquisa na área educacional. Desde a década de 90 temos um crescimento na utilização desta metodologia, conforme apontado por Belmira Bueno et al (2006). Pensamos a história de vida na área educacional em consonância com Antônio Nóvoa, pesquisador português que apresenta a riqueza de abordagens possíveis dentro desta perspectiva. A abordagem que apresentaremos aqui é a que Nóvoa chama de “essencialmente teórica voltada para a profissão professor”, com isso dizemos que nosso trabalho estará focado na figura do professor como um profissional e nos aspectos relacionados ao modo que ele concebe essa profissão. Para tanto realizamos entrevistas colhendo a história de vida temática de alguns profissionais desta área e a analisamos à luz da teoria sociológica e pedagógica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.