Formação acadêmica, participação política e identidades profissionais - histórias de vida de professores de Sociologia em Maringá-PR

Autores

  • Raony Lima UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34396

Resumo

A história de vida tem se apresentado como uma rica ferramenta de pesquisa na área educacional. Desde a década de 90 temos um crescimento na utilização desta metodologia, conforme apontado por Belmira Bueno et al (2006). Pensamos a história de vida na área educacional em consonância com Antônio Nóvoa, pesquisador português que apresenta a riqueza de abordagens possíveis dentro desta perspectiva. A abordagem que apresentaremos aqui é a que Nóvoa chama de “essencialmente teórica voltada para a profissão professor”, com isso dizemos que nosso trabalho estará focado na figura do professor como um profissional e nos aspectos relacionados ao modo que ele concebe essa profissão. Para tanto realizamos entrevistas colhendo a história de vida temática de alguns profissionais desta área e a analisamos à luz da teoria sociológica e pedagógica.

Downloads

Como Citar

Lima, R. (2013). Formação acadêmica, participação política e identidades profissionais - histórias de vida de professores de Sociologia em Maringá-PR. Revista Vernáculo, (31). https://doi.org/10.5380/rv.v0i31.34396