A “preciosa” educação como caminho para a emancipação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i0.34260Palavras-chave:
educação, análise cinematográfica, emancipaçãoResumo
O campo da cinematografia tem possibilitado uma gama de reflexões que nos permite compreender aspectos da realidade social que muitas vezes passam despercebidos, ou não são problematizados. Isto é, a cinematografia age como um espelho, refletindo a vida em sociedade. A educação, em especial a educação escolar, possui uma filmografia significativa que nos permite compreender, ou olhar com outros olhos, o processo educacional e as relações que se estabelecem dentro das instituições. Nesta perspectiva, o presente artigo, busca problematizar a educação espelhada no filme “Preciosa: uma história de esperança”. Pode-se constatar que a instituição representada nesta trama, revela a incapacidade de a escola regular atender sujeitos tão peculiares como a jovem Preciosa, que aos 16 anos, ainda não havia aprendido a ler e escrever, devido à educação a qual estava submetida. Encontrando como solução, pelo sistema educacional, a transferência para uma instituição alternativa. Por outro lado, a trama também revela o papel que a educação exerce como emancipadora/libertadora de situações de opressão e vulnerabilidade da protagonista. Desta forma, pretende-se analisar os significados da instituição escolar apresentados no filme.
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