O nacionalismo brasileiro em prosa: Rocha Pombo e narrativa histórica de “Nossa Pátria”
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i27.31100Palavras-chave:
Nacionalismo, Vulgarização histórica, IntelectuaisResumo
Este artigo versa a respeito da obra Nossa Pátria – Narração dos factos da Historia do Brasil, atraves da sua evolução com muitas gravuras explicativas do intelectual paranaense José Francisco da Rocha Pombo. Para além disso, o artigo procura apresentar o processo de vulgarização das obras históricas acontecido nas Primeiras décadas da República brasileira, destacando os principais argumentos e características desses livros que tinham por objetivo promover a exaltação da nação brasileira tendo como pano de fundo a característica principal de que no cerne da formação dos Estados Republicanos era de suma importância infundir na população os sentimentos de afeição a pátria e no caso em questão, a brasileira. Tal empreendimento pode ser verificado nesta obra de Rocha Pombo destinada “as crianças e aos homens simples do povo” e cujo objetivo era tornar o Brasil “apto” aqueles que deveriam amá-lo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.