Iluminismo ou Iluminismos?

Autores

  • Flávio Renato de Aguiar Lopes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i27.31092

Palavras-chave:

história, Iluminismo, ensino, Iluminismo Português.

Resumo

O presente artigo propõe que o Iluminismo não foi um movimento homogêneo, ocorrido somente na França, conforme defendem alguns historiadores e grande parte do material didático disponível. A perspectiva dominante no ensino limita o conhecimento dos estudantes de história, pois desconsidera a possibilidade de se conhecer como o Iluminismo se originou em outras nações. Em um primeiro momento, estabelecemos uma relação entre ensino e Iluminismo, mostrando a partir da análise de um livro didático e de questões extraídas de vestibulares como esse assunto é tratado no âmbito da educação básica. Na sequência, trazemos à discussão o conceito de Iluminismo, focando as características comuns de todas as tendências desse movimento intelectual. Encerrado esse debate, apresentamos as novas correntes que defendem a existência de uma pluralidade de Iluminismos e destacamos o Português para dar suporte a essa análise. Com esse trabalho, pretendemos mostrar que existiram diferentes tendências no âmbito do Iluminismo, bem como apontar possíveis melhorias da discussão desse assunto em sala de aula.

Biografia do Autor

Flávio Renato de Aguiar Lopes, Universidade de Brasília

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Como Citar

Aguiar Lopes, F. R. de. (2011). Iluminismo ou Iluminismos?. Revista Vernáculo, (27). https://doi.org/10.5380/rv.v0i27.31092

Edição

Seção

Artigos