O urbanismo e discursos modelares da Curitiba contemporânea

Autores

  • André de Souza Carvalho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v11i26.20741

Palavras-chave:

Curitiba, História, Planejamento Urbano, Análise do Discurso, IPPUC

Resumo

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

Curitiba é uma cidade que ganhou a mídia nas últimas décadas com alcunhas de cidade de primeiro mundo, capital ecológica, metrópole de qualidade de vida privilegiada, dentre outras. Inegavelmente a cidade conseguiu destaque mundial pela divulgação e promoção de soluções urbanas “exemplares” e criativas, algumas delas mais belas e eficientes em meios propagandísticos que na prática. A partir da estruturação de um Instituto de Planejamento Urbano e da ação de prefeitos urbanistas, a capital paranaense sofreu modificações consideráveis e contínuas desde a década de 1970. Analisar o processo de planificação urbana de Curitiba nos últimos quarenta anos e principalmente o discurso que o legitima, assim como sua divulgação e apropriação, é o objetivo do presente texto.

Biografia do Autor

André de Souza Carvalho, UFPR

Pesquisador de História da TV SINAL, atua na produção de conteúdo para programas e documentários que enfocam a História do Paraná, nacional e geral. Realiza pesquisa documental e bibliográfica para o doutorando Fabiano Ardigó (História da Ciência / Oxford) em acervos de instituições de pesquisa paranaenses. Ex-bolsista UFPR/TN no projeto Centro de Documentação Museu Guido Straube, realizou projeto de iniciação científica premiado em sua área. Foi estagiário e pesquisador contratado da Fundação Cultural de Curitiba, participando da pesquisa histórica para a Exposição Permanente "Curitiba, a construção de uma cidade" (instalada no Memorial Curitiba). Também auxiliou na equipe de pesquisa das publicações "Praças de Curitiba: Espaços verdes na paisagem urbana", "Centro Histórico: espaços do passado e do presente" e "Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 -1950". Possui experiência na produção de material didático e levantamento de documentos e fontes históricas, tendo colaborado nas pesquisas: "Modernidade em Preto e Branco: a televisão em Curitiba" (tese de doutorado de Maria Luiza Gonçalves Baracho); "Ciência Improvável" (dissertação de mestrado de Fabiano Ardigó) e "Vinhateiros de Curitiba: artesania caseira do vinho de colônia" (projeto de Emílio Boschilia). Em 2010 escreveu um capítulo para o livro "A Ciência no Paraná" a ser publicado em 2011 pela Editora Contexto. Cursou as disciplinas "História e Análise de Discurso" e "História e Audiovisual" ministradas no Programa de Pós Graduação em História da UFPR.

Áreas de intersse: História, Cultura, Memória, Patrimônio, Urbanismo, Televisão e Audiovisual, Turismo, História da Educação e Museus Escolares.

Downloads

Como Citar

Carvalho, A. de S. (2010). O urbanismo e discursos modelares da Curitiba contemporânea. Revista Vernáculo, 11(26). https://doi.org/10.5380/rv.v11i26.20741

Edição

Seção

Artigos