Táin Bó Cúailnge: versões e background histórico
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i19/20.20550Palavras-chave:
Táin Bó Cúailnge, sociedade céltica, Irlanda Tardo AntigaResumo
A Táin Bó Cúailnge, ou “Razia das Vacas de Cooley” é uma produção literária de caráter mitológico que retrata elementos estruturais da sociedade céltica Tardo Antiga e Medieval, e que mesmo após o processo de cristianização de suas narrativas, mantém referências à cultura pré-cristã que a produziu. Permanecem, atualmente, duas versões conhecidas: a “Táin Rescencion I”, encontrada no “Livro da Dun Cow” e a “Táin Rescencion II” encontrada no “Livro de Leinster”. Neste artigo, iremos analisar o contexto de produção da versão mais recente e as possíveis motivações de seu redator em relação a esta obra.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

