A idéia de história como progresso: um meio para humanidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i8/9/10.18473Resumo
Este artigo discorre acerca de como a idéia de progresso está presente no conceito "história". A aproximação entre os conceitos de progresso e história apóia-se num texto de Kant: Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Pretende-se demonstrar como o idealismo transcendental tem uma compreensão de história que aponta para o futuro e nào para o passado e indica como o idealismo alemão pode e teve de se apropriar do próprio conceito de história e o desenvolver. A noção que Kant lança de insociável sociabilidade humana representa o suporte e o ponto de partida para a análise e para a incursão da noção de progresso e desenvolvimento no conceito "história".
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

