Filmes “Sessão da Tarde”: O clube dos Cinco e seu lugar histórico na cinematografia
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i11/12/13.17750Palavras-chave:
História, cinema, cinema norte-americanoResumo
O tema da história do cinema vem sendo amplamente estudado nos últimos anos, entretanto, existe uma pequena lacuna: o cinema entretenimento característico dos anos oitenta e direcionado a um público jovem/adolescente. É este tipo específico de filme o tema central desta pesquisa. Torna-se claro, que boa parte deste novo fazer cinematográfico estava ligado a um novo pensar artístico, tão comum a movimentos estéticos, como a Pop Art. Para entender a dinâmica entre estes filmes puramente entretenimento direcionado a um público bem específico, se procurou fazer uma analise fílmica de um dos filmes que representassem o “cinema sessão da tarde”. Trata-se do clássico filmes de John Hughes “O Clube dos Cinco”. Além disto, a História do cinema, tem demonstrado que este tipo de filme acaba por se articular com outros tantos e que chega mesmo a remontar ao cinema de auter da Nouvelle Vague cinematográfica francesa. É em meio a estes característicos sistemas de filmagem que esta pesquisa pretende localizar em um lugar histórico especifico, o cinema “pós-moderno”.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

