Políticas públicas de turismo na requalificação do Mercado Central de Teresina (Piauí, Brasil)

Autores

  • Keline Sousa Coimbra
  • Maria Amália Silva Alves de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.72946

Palavras-chave:

Mercado Central de Teresina, Turismo, Políticas Públicas, PDITS

Resumo

O Mercado Central São José localizado em Teresina, estado do Piauí (Brasil), desde a sua constituição se consolidou como principal referência de comércio popular local, entrelaçando a práticas e os elementos significativos do cotidiano da cidade. O recente processo de reforma que o mercado foi submetido, por sua vez, previu a turistificação do espaço, orientado por um conjunto de instrumentos a nível municipal, dentre os quais o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que objetivavam a sua revitalização, visando a potencialização do turismo no local. Assim, o presente artigo teve por objetivo compreender a trajetória do processo de requalificação do Mercado Central de Teresina, desde o contexto da sua formulação no PDITS, à sua execução e à realidade após a intervenção. Observou-se também questões pertinentes a situação do mercado antes desse processo, bem como a dos profissionais que nele atuam, sua inserção no âmbito desta requalificação, e as expectativas, neste sentido, que foram atingidas. Para tal fim, realizou-se a análise documental do referido plano turístico, aliando tal análise às visitas in loco. Os resultados obtidos revelaram que, com a execução do projeto, novas perspectivas para o local puderam se tornar possíveis, assim como novas questões se apresentaram. Observa-se que o turismo, quando analisado pelo viés das relações entre poder público, comunidade local e turistas apresenta diversas nuances nas relações sociais, produtoras de sentidos e significados atribuídos a bens culturais e patrimônios.

Biografia do Autor

Maria Amália Silva Alves de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas (Antropologia). Graduada em Turismo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO). Desenvolve pesquisas sobre os temas Turismo, Patrimônio, Memória e Cultura. Jovem Cientista 2019-2022 pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro). Coordena e participa de projetos financiados pelo CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa), através do Edital Universal e apoio a eventos.

 

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Coimbra, K. S., & Oliveira, M. A. S. A. de. (2021). Políticas públicas de turismo na requalificação do Mercado Central de Teresina (Piauí, Brasil). Turismo E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.72946

Edição

Seção

Dossiê Turismo Sustentável e Políticas Públicas