A Sociologia do Turismo na Educação Superior em Portugal

Autores

  • Noemi Marujo Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.31352

Palavras-chave:

Sociologia, Turismo, Educação Superior

Resumo

O turismo exerce, cada vez mais, um papel socializador dentro de uma sociedade. Ele permite o encontro entre seres humanos de distintas culturas e contribui, em muitos casos, para as mudanças sociais e culturais de uma região ou país. Se a sociologia é a ciência que estuda os factos sociais ou a ação social, então, o turismo pode ser entendido como um fenómeno social, onde a sociologia do turismo tem como objeto de estudo a natureza da interação entre turistas e residentes e também a análise dos impactos sociais e culturais onde o turismo se desenvolve. O presente artigo pretende analisar a importância da Sociologia do Turismo na estrutura dos planos curriculares dos cursos superiores de turismo e/ou suas áreas afins (hotelaria, ecoturismo, animação, dentre outras) nas instituições de ensino superior em Portugal. O estudo teve como principal enfoque os primeiros Ciclos de Estudo que oferecem a Sociologia do Turismo como unidade curricular obrigatória.

Biografia do Autor

Noemi Marujo, Universidade de Évora

Licenciatura em Comunicação Social (UBI). Mestrado em Sociologia (Universidade de Évora). Doutorado em Turismo (Universidade de Évora). DEA em Turismo, Lazer e Cultura – Ramo Turismo e Desenvolvimento (Universidade de Coimbra). Professora Auxiliar na Universidade de Évora/Professora Coordenadora na Licenciatura em Turismo do ISCE. Investigadora do IGOT-CEG-TERRITUR (Turismo, Cultura e Território).

Downloads

Publicado

25-08-2013

Como Citar

Marujo, N. (2013). A Sociologia do Turismo na Educação Superior em Portugal. Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.31352

Edição

Seção

Artigos