A Sociologia do Turismo na Educação Superior em Portugal

Autores/as

  • Noemi Marujo Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.31352

Palabras clave:

Sociologia, Turismo, Educação Superior

Resumen

O turismo exerce, cada vez mais, um papel socializador dentro de uma sociedade. Ele permite o encontro entre seres humanos de distintas culturas e contribui, em muitos casos, para as mudanças sociais e culturais de uma região ou país. Se a sociologia é a ciência que estuda os factos sociais ou a ação social, então, o turismo pode ser entendido como um fenómeno social, onde a sociologia do turismo tem como objeto de estudo a natureza da interação entre turistas e residentes e também a análise dos impactos sociais e culturais onde o turismo se desenvolve. O presente artigo pretende analisar a importância da Sociologia do Turismo na estrutura dos planos curriculares dos cursos superiores de turismo e/ou suas áreas afins (hotelaria, ecoturismo, animação, dentre outras) nas instituições de ensino superior em Portugal. O estudo teve como principal enfoque os primeiros Ciclos de Estudo que oferecem a Sociologia do Turismo como unidade curricular obrigatória.

Biografía del autor/a

Noemi Marujo, Universidade de Évora

Licenciatura em Comunicação Social (UBI). Mestrado em Sociologia (Universidade de Évora). Doutorado em Turismo (Universidade de Évora). DEA em Turismo, Lazer e Cultura – Ramo Turismo e Desenvolvimento (Universidade de Coimbra). Professora Auxiliar na Universidade de Évora/Professora Coordenadora na Licenciatura em Turismo do ISCE. Investigadora do IGOT-CEG-TERRITUR (Turismo, Cultura e Território).

Publicado

2013-08-25

Cómo citar

Marujo, N. (2013). A Sociologia do Turismo na Educação Superior em Portugal. Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.31352

Número

Sección

Artigos