Turismo em comunidades indígenas: pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5380/ts.v16i1.91697

Mots-clés :

Turismo étnico, Etnoturismo, Turismo indígena, Ecoturismo indígena.

Résumé

Este artigo objetivou realizar o levantamento de pesquisas sobre o turismo em comunidades indígenas, a partir da sistematização da produção acadêmica, em nível de pós-graduação stricto sensu. Foram delineados quatro objetivos específicos: i) analisar a evolução temporal da produção científica no campo de estudo; ii) levantar os procedimentos metodológicos utilizados nas investigações; iii) levantar, nas bases de dados, a quantidade de teses e dissertações desenvolvidas na perspectiva das palavras-chave selecionadas; iv) identificar a procedência geográfica das instituições nas quais os pesquisadores desenvolveram o trabalho de pós-graduação stricto sensu. Os dados foram coletados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal da pesquisa contemplou 20 anos (1999-2019) e foi utilizada uma combinação de quatro palavras-chave para a coleta de dados: turismo étnico, etnoturismo, turismo indígena e ecoturismo indígena. Nesse sentido, foram coletados 22 trabalhos, sendo 18 dissertações e 04 teses. As áreas que ganharam destaque com maior número de publicações foram a geografia, a antropologia e a sociologia, tendo o turismo apenas duas dissertações publicadas.

Bibliographies de l'auteur-e

Rúbia Elza Martins Sousa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul.

  • Bacharela em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT. Licenciada em Geografia pela Universidade Paulista – UNIP. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Professora efetiva do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados.

Christiane Fabíola Momm, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tecnóloga em Gastronomia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB com um ano de doutorado sanduíche em Geografia Humana, pelo Departamento de Geografia, da Loughborough University (Inglaterra, Reino Unido).

Camila Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul.

  • Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em População, Sociedade e Território pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa - IGOT-UL. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-22

Comment citer

Sousa, R. E. M., Momm, C. F., & Benatti, C. (2024). Turismo em comunidades indígenas: pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu. Turismo E Sociedade, 16(1), 111–133. https://doi.org/10.5380/ts.v16i1.91697

Numéro

Rubrique

Artigos