A INFLUÊNCIA DE FATORES COMPORTAMENTAIS NA INTENÇÃO DE VIAGEM DE BRASILEIROS NO PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.93938Palabras clave:
Turismo, Intenção de viagem, Turistas brasileiros, COVID-19.Resumen
RESUMO
Este artigo objetivou investigar junto aos viajantes brasileiros a intenção de viagem para locais que adotassem programas de vacinação em massa contra a COVID-19 em 2021. A fundamentação teórica discute o planejamento e estratégias competitivas no turismo, o impacto da COVID-19 no turismo brasileiro e a Teoria do Comportamento Planejado em estudos de turismo. Empregou-se pesquisas exploratória e descritiva, abordagem quantitativa através de questionários aplicados a 132 entrevistados brasileiros entre fevereiro e março de 2021. A metodologia incluiu o modelo da Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen (1991) e a Modelagem de Equações Estruturais para investigar os relacionamentos entre os constructos estudados. Os resultados indicam que a intenção dos brasileiros de viajar para destinos com vacinação em massa foi influenciada pelas atitudes e pelo controle comportamental percebido. Conclui-se que a adoção da vacinação em massa como estratégia de gestão interfere na atração de turistas que valorizam a segurança e minimizam os riscos à saúde ao planejar e realizar viagens.
Palavras-chave: Turismo; Intenção de viagem; Turistas brasileiros; COVID-19.
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Derechos de autor 2025 Gilmara Barros da Silva, Adriana Melo Santos, Rafaely Moreira Sabbá Neiva, Sérgio Marques Júnior, Lissa Valéria Fernandes Ferreira

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