Turismo, museus e pandemia: a produção de conteúdo digital no contexto dos museus do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v15i3.86139Palabras clave:
Instituições Museológicas, Turismo, PandemiaResumen
A pandemia do Novo Coronavírus (Sars-Cov-2) impactou profundamente toda a sociedade, impondo grandes desafios a serem superados. Um dos setores mais impactados foi o turismo, principalmente pelas suas características inerentes. Nesse cenário bastante complexo, as instituições museológicas foram particularmente afetadas pelas medidas de restrição à circulação, e tiveram que buscar estratégias para enfrentar essa realidade. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo analisar a produção de conteúdo digital das instituições museológicas vinculadas ao Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEM/RS). A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi constituída de duas fases, tendo a primeira como base os dados do SEM/RS e a segunda envolvendo as instituições que produzem conteúdo digital, considerando websites e/ou mídias sociais. Verificou-se que houve aumento da inserção de instituições museológicas nas mídias digitais. Nesse sentido, constatou-se a importância de utilizar as ferramentas digitais em benefício das instituições, bem como, possibilitar acesso ao patrimônio de uma forma mais ampla.