Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil)

Autores/as

  • Alan Aparecido Guizi Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.42405

Palabras clave:

Hospitalidade, Serviços, Stakeholders, Eventos Corporativos, Competitividade.

Resumen

O crescimento da quantidade de viagens corporativas destacada pelo Ministério do Turismo (BRASIL, 2015), e o impacto que esse segmento provoca na hotelaria em especial para hospedagem de eventos corporativos, levantou a seguinte problemática de pesquisa: As relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts? Por meio desta problemática, estabeleceu-se como objetivo geral, identificar se as relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts. Neste estudo de característica qualitativa-exploratória, se utilizou como método o estudo das referências bibliográficas em artigos, livros, dissertações, documentos online, matérias de mídia, e, com base em Yin (2010), a realização de entrevistas com roteiros semiestruturadas os quais foram aplicados a gerentes gerais dos hotéis escolhidos da rede Bourbon Hotéis e Resorts. Em conclusão, observou-se que o relacionamento com stakeholders estava garantindo o fortalecimento de parcerias, que resultavam na aquisição de novos clientes para realização de eventos, gerando não só recursos financeiros, como também o fortalecimento do nome da rede no mercado.

Biografía del autor/a

Alan Aparecido Guizi, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Especialização Lato Sensu em Estratégias de Marketing e Vendas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Atividade profissional: Professor do curso de bacharelado em Turismo, Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO) e Graduação em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP); Especialização Lato Sensu em Administração Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora, coordenadora e pesquisadora do PPG Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado - em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Guizi, A. A., & Wada, E. K. (2016). Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil). Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.42405

Número

Sección

Artigos