Turismo cervejeiro no Brasil: uma realidade?

Autores/as

  • Ewerton Reubens Coelho Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.40772

Palabras clave:

Turismo cervejeiro, Nicho turístico, Experiências Turísticas, Eventos, Brasil.

Resumen

O artigo trata sobre a existência do turismo cervejeiro no Brasil, tecendo considerações sobre a origem da cerveja no país, apresentando uma breve introdução sobre o conceito de turismo cervejeiro e como se configura este nicho no mercado turístico brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório com base em revisão bibliográfica, que teve como objetivo identificar o que estava sendo apresentado ao turista como produto do turismo cervejeiro brasileiro. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que no Brasil as principais atrações do turismo cervejeiro são: eventos ligados ao mundo da cerveja; rotas turísticas cervejeiras onde as experiências ofertadas iniciam, geralmente, com a visitação a cervejarias que oferecem tours guiados que levam o visitante a conhecer mais sobre insumos e o processo de fabricação da bebida; degustações guiadas por beer sommelier e locais específicos contendo oficinas e cursos para aqueles que querem se tornar ou melhorar suas habilidades como cervejeiro.

Biografía del autor/a

Ewerton Reubens Coelho Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Formação: Graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Endereço físico para correspondência: Rua José Adail dos Santos, 70, ap. 407, Bairro Presidente Kennedy. CEP 60355-631- Fortaleza – Ceará -  Brasil.

Publicado

2019-01-21

Cómo citar

Coelho Costa, E. R. (2019). Turismo cervejeiro no Brasil: uma realidade?. Turismo E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.40772

Número

Sección

Artigos