Inovação na hotelaria: a percepção desse processo através do olhar de gestores do Porto da Ilha Hotel (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Autores/as

  • Julia dos Santos Damasio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Omar Abdel Muhdi Said Omar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Micheline Gaia Hoffmann Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.38471

Palabras clave:

Inovação, Hotelaria, Competitividade.

Resumen

As sociedades modernas estão impulsionadas pela economia baseada em serviços. Em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), a economia baseada em serviços, representa uma das principais atividades econômicas da cidade, que tem no Turismo e na Hotelaria um de seus maiores destaques. A Hotelaria enfrenta uma realidade de consumidores cada vez mais exigentes e aumento da concorrência, e por isso, tem o desafio de inovar a cada dia para conquistar novos clientes e manter o relacionamento estabelecido com os antigos. Para a melhor compreensão do fenômeno da inovação na Hotelaria, nesse artigo se apresenta o resultado da percepção do processo da inovação através do olhar de gestores de um Hotel Executivo do centro de Florianópolis. O método utilizado para a pesquisa foi o descritivo-exploratório com estudo de caso. Os dados foram colhidos com a realização de entrevistas. Os resultados demonstraram existir compreensão dos gestores sobre o processo de inovação como um todo, mas que na Hotelaria especificamente, ainda não relacionam com inovações de ruptura.

Biografía del autor/a

Julia dos Santos Damasio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formação: Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro de Educação Superior (ÚNICA). Mestrado profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atividade profissional: Gerente de Operações do Porto da Ilha Hotel.

Omar Abdel Muhdi Said Omar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formação: Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Micheline Gaia Hoffmann, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Formação: Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Damasio, J. dos S., Omar, O. A. M. S., & Hoffmann, M. G. (2015). Inovação na hotelaria: a percepção desse processo através do olhar de gestores do Porto da Ilha Hotel (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil). Turismo E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.38471

Número

Sección

Artigos