O mototurismo e o desejo de viajar no estilo de vida Harley Davidson: um estudo de caso sobre o Chapter HOG – The One Curitiba (Paraná, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.37643Palabras clave:
Chapter HOG – The One Curitiba (PR), Harley Davidson, Mototurismo, Eventos, Viagens.Resumen
Neste artigo se teve como principal objetivo analisar a relação do grupo HOG (Harley Owners Group) com a atividade turística. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivos específicos: levantar informações sobre o grupo de motociclistas do Chapter HOG – The One Curitiba (PR); identificar os principais destinos de viagens deste grupo de motociclistas; analisar como se organizavam para as viagens; e identificar os eventos organizados pelo Chapter HOG – The One Curitiba (Paraná, Brasil). Como metodologia para alcançar os objetivos propostos, foi realizada pesquisa teórica; análise de conteúdo em redes sociais; entrevista com membros da diretoria do grupo; e aplicação de questionários com motociclistas. Foi possível concluir que os motociclistas do Chapter HOG - The One Curitiba estavam se relacionando com a atividade turística com frequência, principalmente por fazer uso da infraestrutura turística, movimentando assim o trade turístico. Contudo, a relação do grupo ia, além disso, pois se percebeu que os membros realizavam viagens pelo simples prazer que elas proporcionam, onde o que realmente importava não era o destino em si, mas as emoções que o deslocamento nas motocicletas proporcionava.