Turismo, história oral e velhice: o contexto do patrimônio cultural rural paulista (São Paulo, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.37567Palabras clave:
Velhice, História oral, Turismo, Patrimônio.Resumen
Neste artigo se teve por objetivo refletir sobre a contribuição da história oral nos estudos sobre o patrimônio e as ações de educação patrimonial em fazendas históricas paulistas (São Paulo, Brasil). As questões aqui problematizadas fazem parte de uma pesquisa concluída em 2010, onde o patrimônio estava sendo explorado como espaço turístico educacional dentro de uma visão da educação não formal no contexto rural, voltado para o público idoso, de formações educacionais e classes sociais diversas. Esse processo foi realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase em duas técnicas: a entrevista aberta e o depoimento temático. A pesquisa sobre o patrimônio cultural rural paulista se tornou um trabalho sobre a utilização dos bens culturais como fonte de lazer e turismo, possibilitando um exercício de sensibilização para a valorização dos espaços rurais, a partir da análise das representações dos sujeitos e seus papéis, o imaginário rural, e da decodificação dos valores existentes naqueles espaços.