O processo de recuperação de serviços em agências de turismo através da abordagem do sistema sócio-técnico

Autores/as

  • Robson Gualberto Dantas Fundação Universidade de Itaúna.
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29447

Palabras clave:

Marketing de Serviços, Recuperação de Serviços, Sistema Sócio-Técnico, Agências de Turismo

Resumen

Este artigo aborda a importância do processo de recuperação de serviços para agências de turismo na perspectiva do prestador de serviços. O objetivo desse trabalho foi testar quantitativamente a aplicação do modelo de recuperação de serviços proposto por Smith, Fox e Ramirez (2010) no contexto de agências de turismo. Utilizou-se uma abordagem sócio-técnica, a qual privilegia a participação dos funcionários da empresa na solução das falhas e busca analisar o trabalho como um todo ao considerar as tarefas, tecnologias, pessoas e estrutura como variáveis básicas e interdependentes. A pesquisa foi do tipo quantitativa, tendo sido realizada em agências de turismo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados em 2011 por meio de questionários estruturados. Dentre os resultados, tem-se que a existência de um elevado grau de confiança proporciona o retorno positivo dos clientes em relação ao desempenho pessoal dos funcionários da empresa no processo de recuperação de um serviço.

Biografía del autor/a

Robson Gualberto Dantas, Fundação Universidade de Itaúna.

Graduação em Administração e Especialização em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (FACED) e Mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD – MG). Professor do curso de Administração da Universidade de Itaúna - UI.

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciência da Computação (bacharelado), Mestrado em Administração e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta II da UFMG. 

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Turismo e Especialização em Avaliação, Gestão e Elaboração de Projetos Sociais pela UFMG. Mestranda em Administração pela UFMG. Professora Bolsista do Curso de Design de Moda da UFMG. 

Publicado

2013-05-14

Cómo citar

Dantas, R. G., Gosling, M., & Coelho, M. de F. (2013). O processo de recuperação de serviços em agências de turismo através da abordagem do sistema sócio-técnico. Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29447

Número

Sección

Artigos