O setor hoteleiro e o marketing de relacionamento: um estudo de caso na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Autores/as

  • João Carlos Ferreira Bronze Júnior Faculdade FEAD/MG
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • José Edson Lara Faculdade Pedro Leopoldo
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD
  • Danilo Oliveira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.27279

Palabras clave:

Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento, Vantagem Competitiva.

Resumen

Considerando a proximidade de importantes eventos de nível internacional a serem realizados em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), e o aumento na demanda por hospedagem na cidade, o presente artigo busca, por meio de um estudo de caso sobre um hotel quatro estrelas, identificar aspectos das estratégias de marketing de relacionamento passíveis de representar vantagem competitiva para a organização. Foram entrevistados 120 hóspedes e 15 empregados do grupo hoteleiro, por meio de questionários estruturados aplicados nos meses de outubro e novembro de 2011. Os resultados do estudo apontaram que 74,7% das reservas do hotel são provindas de clientes que já haviam se hospedado anteriormente no local, sendo que esses clientes, em diferentes níveis, participaram do programa de marketing de relacionamento do hotel. Ademais, são apresentados resultados que descrevem o nível de satisfação desses hóspedes e a propensão deles em indicar o hotel para outras pessoas. Dessa forma, acredita-se que as estratégias oriundas do marketing de relacionamento possibilitaram um resultado positivo e elevaram a competitividade da organização frente ao mercado.

Biografía del autor/a

João Carlos Ferreira Bronze Júnior, Faculdade FEAD/MG

Graduação em Administração de Empresas (Bacharelado) pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD/MG. Endereço para correspondência: Rua João Fernandes de Oliveira, 150 – Bloco 7 – ap. 304 – Bairro Planalto.  CEP: 31730-620 – Belo Horizonte – MG (Brasil).  Telefone: (31) 8531-6272.

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Mestrado em Administração de Empresas pela FEAD/MG. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Endereço para correspondência: Rua Dom Joaquim Silvério, 921 - ap. 404 – Bairro Coração Eucarístico – Belo Horizonte – MG (Brasil). CEP: 30535-620. Telefone: (31) 9337-4933.

José Edson Lara, Faculdade Pedro Leopoldo

Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis de Machado Sobrinho. Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP. Doutorado em Economia de L´Empresa pela Universitat Autònoma de  Barcelona (Espanha)). Atividade profissional: Professor da Faculdade Pedro Leopoldo/MG. Fundação Pedro Leopoldo. Endereço para correspondência: Av. Lincoln Diogo Viana, 830. CEP: 33600-000 – Pedro Leopoldo – MG (Brasil). Telefone: (31) 3686-1461.

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG. Mestrado em Administração de Empresas pela UFU. Doutorando em Administração de Empresas junto à UFMG. Professor da UFU. Endereço para correspondência: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1F - Sala 216 – Campus Santa Mônica. CEP: 38400-902 – Uberlândia – MG (Brasil). Telefone: (34) 3239-4132.

Danilo Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Doutorado em Administração de Empresas pela UFMG/CEPEAD. Professor da UFJF. Endereço para correspondência: FACC – Campus Universitário, s./n. – Bairro Martelos.  CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG (Brasil). Telefone: (32) 2102-3521.

Publicado

2012-10-14

Cómo citar

Bronze Júnior, J. C. F., Sousa, C. V. e, Lara, J. E., Fagundes, A. F. A., & Sampaio, D. O. (2012). O setor hoteleiro e o marketing de relacionamento: um estudo de caso na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil. Turismo E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.27279

Número

Sección

Artigos