Análise das estratégias de marketing adotadas pela EMBRATUR no portal Braziltour.com

Autores/as

  • Cynthia Harumy Watanabe Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25437

Palabras clave:

Marketing eletrônico, Destino turístico, Brasil, Promoção

Resumen

AadoçãodasTecnologiasdaInformaçãoedaComunicaçãoedainternetéimportanteparaapromoçãodedestinosturísticosemnívelglobal. No entanto, para umdestino turístico sedistinguirdetantos outros aoalcancedopúblicoviainternet,torna-seessencialodesenvolvimentodeprojetosdeMarketingeletrônico. Nesse sentido, apresenta-se um estudo com o objetivo de investigarasestratégiasdeMarketingeletrônicodoBrasilcomodestinoturísticointernacionaladotadaspeloInstitutoBrasileirodeTurismo(EMBRATUR)paraverificarseatendem asdemandasdonovoturista. Trata-sedeumapesquisaexploratóriaedecaráterqualitativobaseadaemrevisãodeliteraturaenaanálisedoportalwww.braziltour.com,conformeométodoaplicadoaoestudodapromoçãodedestinosturísticos via Web deDíazLuque (2005) com foco em quatro aspectos: conteúdo informativo, capacidade de comercialização e distribuição, canais de comunicação interativos usados e versões do portal em idiomas estrangeiros. Conclui-sequenoportalháinformaçõesrelevantessobreopaís, emboraoconteúdonãoestejabemdistribuído; aspectosnaturaiseculturaispredominamcomoimagensdamarcaBrasil; háumusointensoderecursosdaWeb 2.0 parainteragircomopúblicoestrangeiroeversões do portalemidiomasdiversos.

Biografía del autor/a

Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Universidade de São Paulo

Graduação em Comunicação Social (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ocupação profissional: Professora do Curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-04-16

Cómo citar

Watanabe Corrêa, C. H. (2012). Análise das estratégias de marketing adotadas pela EMBRATUR no portal Braziltour.com. Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25437

Número

Sección

Artigos