Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil)

Autores/as

  • Monalisa Freitas Viana

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25066

Palabras clave:

Turismo, Zona litorânea, Fortaleza (Ceará, Brasil)

Resumen

O trabalho toma como objeto de estudo a imagem da cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil) forjada, principalmente, em âmbito governamental, e à qual se vinculam fortemente os elementos “sol e mar”. Propõe-se aqui discutir sobre alguns dos diversos aspectos relacionados à produção dessa imagem: as estratégias de city-marketing estimuladas institucionalmente, as intervenções urbanísticas em consonância com esse discurso, bem como suas possíveis implicações socioambientais. Para tanto, fez-se necessário perceber a historicidade da ocupação e das formas de apropriação do ambiente litorâneo da cidade, sendo conveniente ressaltar os processos de “turistificação” e especulação imobiliária. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo aponta para a compreensão de tal imagem como parte de um processo gerador de impactos sobre a configuração e a paisagem da cidade.

Biografía del autor/a

Monalisa Freitas Viana

Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE). Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Extensão Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), atuando no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULT.

Publicado

2012-04-16

Cómo citar

Viana, M. F. (2012). Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil). Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25066

Número

Sección

Artigos