Turismo e a aproximação das culturas evidenciadas nas práticas de compartilhamento do patrimônio arqueológico

Autores/as

  • Fabiana Manzato Universidade de São Paulo
  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24758

Palabras clave:

Turismo, Arqueologia, Culturas e Compartilhamento do Patrimônio Arqueológico.

Resumen

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado em 27 de Setembro de 2011 e o tema escolhido pela Organização Mundial de Turismo foi: “Turismo e a aproximação das culturas”. Em consonância a este contexto, pretende-se demonstrar que as práticas para o compartilhamento do patrimônio arqueológico através da atividade turística contribuem expressivamente para a aproximação das culturas. Para tanto, elaborou-se este artigo cuja metodologia aplicada está fundamentada no levantamento e análise bibliográfica e, em pesquisas in situ. Deste modo, discorre-se sucintamente sobre a constituição do patrimônio arqueológico enquanto legitimador do passado das comunidades e suas especificidades. E finalmente, apresenta-se como resultado, exemplos, estrangeiros e nacionais, de práticas de compartilhamento do patrimônio arqueológico que têm contribuído para aproximação das culturas.

Biografía del autor/a

Fabiana Manzato, Universidade de São Paulo

Graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutoranda em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade de Campinas

Graduação em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente em História na Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor Titular e Coordenador do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2011-10-23

Cómo citar

Manzato, F., & Funari, P. P. A. (2011). Turismo e a aproximação das culturas evidenciadas nas práticas de compartilhamento do patrimônio arqueológico. Turismo E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24758

Número

Sección

Artigos