Diversificação de Sustento Rural a partir da Exploração do Turismo Rural: o caso da Rota das Salamarias, Marau, Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Cláudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Anaise Dalla Corte Banco Cooperativo Sicredi.
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v12i2.68230

Palavras-chave:

Turismo rural, Diversificação dos meios de vida, Desenvolvimento rural.

Resumo

O turismo rural surge como uma das opções que contribuem para a ampliação das estratégias de sustento das famílias rurais. O objetivo da pesquisa foi identificar a estratégia de diversificação dos meios de vida de produtores rurais que exploram o turismo rural na Rota das Salamarias, localizada em Marau, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa foi qualitativa e descritiva e realizada com três proprietários de empreendimentos integrantes da rota mencionada. Como principal resultado da pesquisa observou-se que os motivos mencionados pelos pesquisados centram-se na ampliação das fontes de renda, estímulo para fazer parte da rota que se alia à valorização do empreendimento rural, continuidade do trabalho dos antepassados em consonância com a melhoria da qualidade de vida da unidade familiar. Na implementação da diversificação a partir da exploração do turismo, identificaram-se a exploração do capital natural, físico, humano social e financeiro. Os fatores que facilitam seu acesso foram a diversidade dos recursos naturais, as tradições familiares e a mão de obra disponível. E quanto aos fatores que dificultaram sua exploração, cita-se a fragilidade de apoio governamental para o turismo e a infraestrutura de acesso. Também se evidencia elementos que modificam o acesso às capitais e outros que interferem no seu acesso. Mesmo assim, o turismo no contexto estudado demanda, adicionalmente oferta de cursos de qualificação para o setor.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Professora titular II da Universidade de Passo Fundo. Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Economia e Administração, Curso de Administração.

Anaise Dalla Corte, Banco Cooperativo Sicredi.

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2016). Atualmente trabalha como Caixa do Banco Cooperativo Sicredi.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural e Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

Padilha, A. C. M., Corte, A. D., & de Souza, M. (2019). Diversificação de Sustento Rural a partir da Exploração do Turismo Rural: o caso da Rota das Salamarias, Marau, Rio Grande do Sul. Turismo E Sociedade, 12(2). https://doi.org/10.5380/tes.v12i2.68230

Edição

Seção

Dossiê Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável