O Customer-Based Brand Equity do Complexo Turístico Itaipu: uma comparação entre as percepções dos visitantes do lado brasileiro e paraguaio

Autores

  • Rodrigo Chibiaqui Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Eduardo Hack Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.63032

Palavras-chave:

Turismo, Customer-based brand equity, Valor de marca, Atrativos turísticos, Gestão de marcas, Foz do Iguaçu, Hernandárias, Itaipu Binacional

Resumo

Atrativos turísticos são normalmente analisados sob o enfoque da imagem, desconsiderando outras dimensões que compõem o Customer-Based Brand Equity (CBBE). O atrativo objeto desta pesquisa é a usina Itaipu Binacional, que possui complexos turísticos em suas duas margens (no Brasil e no Paraguai) e que apresentam diferença no número e no perfil dos visitantes. Neste trabalho se propôs mensurar o CBBE do Complexo Turístico Itaipu no lado brasileiro e no lado paraguaio por meio de uma pesquisa quantitativa, tipo survey, com 671 visitantes, através de um questionário baseado em escalas multidimensionais utilizadas em medições de destinos turísticos. Os dados foram coletados em 2016 e 2017 e analisados através de estatística descritiva e análise estratificada. Foi observado alto valor de marca para todos os itens do CBBE, sobretudo na dimensão conhecimento, e evidenciaram-se diferenças entre a percepção de marca dos visitantes nacionais (brasileiros e paraguaios) em relação aos estrangeiros, bem como entre a percepção dos viajantes experientes em relação aos esporádicos, principalmente nas dimensões conhecimento e qualidade percebida.

Biografia do Autor

Rodrigo Chibiaqui, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Formação: Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda; Especialização Lato Sensu (MBA) em Marketing e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (FVG); Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Eduardo Hack Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Formação: Graduação em Administração (Bacharelado) pela UNIFOZ; Especialização em Consultoria Empresarial pela UNIVEL e em Ecoturismo pela FECEA; Mestrado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI; Doutorado em Geografia pela UFPR e Universidad de Santiago de Compostela – Espanha (USC). Atividade profissional: Professor titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Empresário e sócio proprietário da EVERMAKE.

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Publicado

2019-03-19

Como Citar

Chibiaqui, R., & Neto, E. H. (2019). O Customer-Based Brand Equity do Complexo Turístico Itaipu: uma comparação entre as percepções dos visitantes do lado brasileiro e paraguaio. Turismo E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.63032

Edição

Seção

Artigos