O Customer-Based Brand Equity do Complexo Turístico Itaipu: uma comparação entre as percepções dos visitantes do lado brasileiro e paraguaio
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.63032Palabras clave:
Turismo, Customer-based brand equity, Valor de marca, Atrativos turísticos, Gestão de marcas, Foz do Iguaçu, Hernandárias, Itaipu BinacionalResumen
Atrativos turísticos são normalmente analisados sob o enfoque da imagem, desconsiderando outras dimensões que compõem o Customer-Based Brand Equity (CBBE). O atrativo objeto desta pesquisa é a usina Itaipu Binacional, que possui complexos turísticos em suas duas margens (no Brasil e no Paraguai) e que apresentam diferença no número e no perfil dos visitantes. Neste trabalho se propôs mensurar o CBBE do Complexo Turístico Itaipu no lado brasileiro e no lado paraguaio por meio de uma pesquisa quantitativa, tipo survey, com 671 visitantes, através de um questionário baseado em escalas multidimensionais utilizadas em medições de destinos turísticos. Os dados foram coletados em 2016 e 2017 e analisados através de estatística descritiva e análise estratificada. Foi observado alto valor de marca para todos os itens do CBBE, sobretudo na dimensão conhecimento, e evidenciaram-se diferenças entre a percepção de marca dos visitantes nacionais (brasileiros e paraguaios) em relação aos estrangeiros, bem como entre a percepção dos viajantes experientes em relação aos esporádicos, principalmente nas dimensões conhecimento e qualidade percebida.