Mito no Turismo: uma análise barthesiana

Autores/as

  • Renan Augusto Moraes Conceição Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.59253

Palabras clave:

Turismo, Semiologia, Semiótica, Mitologia, Mito.

Resumen

O presente ensaio apresenta uma abordagem semiológica barthesiana do turismo, utilizando-se, para isso, da teoria sobre mitologia formulada por Roland Barthes (1985), aplicando a duas histórias presentes no estudo do turismo. O objetivo geral é identificar os componentes da fala mítica dentro da atividade turística, propondo, com isso, uma abordagem aprofundada de semiótica e semiologia nos estudos em turismo, ampliando o arcabouço teórico da atividade. Em um estudo de caráter bibliográfico descritivo e explicativo, na medida em que apenas aborda o conteúdo sobre turismo de maneira a correlacionar com a semiologia, caracteriza-se o mito a partir da definição barthesiana e o seu funcionamento dentro de discursos maiores, traçando um paralelo entre a estrutura mítica e dois cenários envolvendo a atividade turística. Desta forma, identifica-se que o mito, no turismo, reside em uma perpetuação da ideologia burguesa, mas existindo, ao mesmo tempo, uma negação dessa ideologia por parte dos envolvidos na atividade turística.

Biografía del autor/a

Renan Augusto Moraes Conceição, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Especialização em Marketing e Gestão de Pessoas pelo INBRAPE/FECEA. Mestrando em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ocupação Profissional: Professor Colaborador do curso de Turismo da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Apucarana/PR.

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Moraes Conceição, R. A. (2018). Mito no Turismo: uma análise barthesiana. Turismo E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.59253

Número

Sección

Artigos