A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.48677Palavras-chave:
Turismo, Ecossistemas Comunicacionais, Rio 2, Imaginário, ClichêsResumo
No artigo se busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2. O objetivo é compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada em revisão bibliográfica aliada à visualização e análise do filme. Pelo estudo, percebeu-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e suscita aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.
Downloads
Publicado
2017-04-24
Como Citar
Nogueira, W. de S., & Lopes, R. de F. (2017). A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística. Turismo E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.48677
Edição
Seção
Artigos