A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística

Autores

  • Wilson de Souza Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • Rafael de Figueiredo Lopes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.48677

Palavras-chave:

Turismo, Ecossistemas Comunicacionais, Rio 2, Imaginário, Clichês

Resumo

No artigo se busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2. O objetivo é compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada em revisão bibliográfica aliada à visualização e análise do filme. Pelo estudo, percebeu-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e suscita aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.

Biografia do Autor

Wilson de Souza Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Formação: Bacharelado em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atividade profissional: Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UFAM), integrante do Grupo de Pesquisa Mediação: comunicação e semiótica (UFAM/CNPQ).

Rafael de Figueiredo Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Formação: Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Mestrado em Ciências da Comunicação (UFAM), doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), integrante do Grupo de Pesquisa Mediação: comunicação e semiótica (UFAM/CNPQ).

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Nogueira, W. de S., & Lopes, R. de F. (2017). A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística. Turismo E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.48677

Edição

Seção

Artigos