Open Journal Systems

Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil)

Alan Aparecido Guizi, Elizabeth Kyoko Wada

Resumo


O crescimento da quantidade de viagens corporativas destacada pelo Ministério do Turismo (BRASIL, 2015), e o impacto que esse segmento provoca na hotelaria em especial para hospedagem de eventos corporativos, levantou a seguinte problemática de pesquisa: As relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts? Por meio desta problemática, estabeleceu-se como objetivo geral, identificar se as relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts. Neste estudo de característica qualitativa-exploratória, se utilizou como método o estudo das referências bibliográficas em artigos, livros, dissertações, documentos online, matérias de mídia, e, com base em Yin (2010), a realização de entrevistas com roteiros semiestruturadas os quais foram aplicados a gerentes gerais dos hotéis escolhidos da rede Bourbon Hotéis e Resorts. Em conclusão, observou-se que o relacionamento com stakeholders estava garantindo o fortalecimento de parcerias, que resultavam na aquisição de novos clientes para realização de eventos, gerando não só recursos financeiros, como também o fortalecimento do nome da rede no mercado.

Palavras-chave


Hospitalidade; Serviços; Stakeholders; Eventos Corporativos; Competitividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i1.42405