Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil)

Autores

  • Alan Aparecido Guizi Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.42405

Palavras-chave:

Hospitalidade, Serviços, Stakeholders, Eventos Corporativos, Competitividade.

Resumo

O crescimento da quantidade de viagens corporativas destacada pelo Ministério do Turismo (BRASIL, 2015), e o impacto que esse segmento provoca na hotelaria em especial para hospedagem de eventos corporativos, levantou a seguinte problemática de pesquisa: As relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts? Por meio desta problemática, estabeleceu-se como objetivo geral, identificar se as relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts. Neste estudo de característica qualitativa-exploratória, se utilizou como método o estudo das referências bibliográficas em artigos, livros, dissertações, documentos online, matérias de mídia, e, com base em Yin (2010), a realização de entrevistas com roteiros semiestruturadas os quais foram aplicados a gerentes gerais dos hotéis escolhidos da rede Bourbon Hotéis e Resorts. Em conclusão, observou-se que o relacionamento com stakeholders estava garantindo o fortalecimento de parcerias, que resultavam na aquisição de novos clientes para realização de eventos, gerando não só recursos financeiros, como também o fortalecimento do nome da rede no mercado.

Biografia do Autor

Alan Aparecido Guizi, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Especialização Lato Sensu em Estratégias de Marketing e Vendas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Atividade profissional: Professor do curso de bacharelado em Turismo, Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO) e Graduação em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP); Especialização Lato Sensu em Administração Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora, coordenadora e pesquisadora do PPG Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado - em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Guizi, A. A., & Wada, E. K. (2016). Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil). Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.42405

Edição

Seção

Artigos