Inventário de Enobares de São Paulo (São Paulo, Brasil) e perfil de seus frequentadores

Autores/as

  • Bruna Eliza Previatello Peçanha Universidade de São Paulo (USP)
  • Camila Alberto Augusto Universidade de São Paulo (USP)
  • Caroline Galvão Nery Universidade de São Paulo (USP)
  • Jaqueline Letícia Mesquita Silva Oda Universidade de São Paulo (USP)
  • Julio Cesar Souza Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Alexandre Panosso Neto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38865

Palabras clave:

Enoturismo, Enobares, Frequentadores de enobares, São Paulo (Brasil).

Resumen

Compreender o turismo como fenômeno crescente na sociedade atual é primordial quando se pretende entender as transformações e particularidades sociais decorrentes da vontade de experienciar novas vivências, como é o caso da degustação de vinhos em enobares. A presente pesquisa visou contribuir com o assunto, por meio de um inventário que mapeou os principais enobares (restaurantes que possuem o vinho como primeira ou segunda atração principal) na cidade de São Paulo (Brasil), além de identificar o perfil de seus frequentadores. Enquanto metodologia realizou-se pesquisa bibliográfica e empírica de caráter qualitativo: um referencial teórico que trouxesse um breve histórico e conceitos-chave da temática para embasar o estudo, e o inventário desenvolvido utilizando recursos da Web (Google Maps), obtendo assim a localização e informações adicionais dos enobares da cidade. Para análise de perfil dos consumidores, elaboraram-se questionários fechados. A partir da coleta de dados, constatou-se que a maioria dos enobares esteve concentrada na região sul (cerca de 70%), atendendo um público predominantemente masculino de30 a50 anos. Baseando-se no conhecimento e interesse pela bebida, frequência aos enobares, envolvimento em atividades e a presença de adega climatizada em casa, verificou-se que a maioria do público ficou classificado nas categorias casual e interessados.

Biografía del autor/a

Bruna Eliza Previatello Peçanha, Universidade de São Paulo (USP)

Discente do Curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto “Mapeamento das variáveis ambientais nas práticas de lazer na zona leste da cidade de São Paulo” e participante da pesquisa “Mapeamento dos Lazeres dos Brasileiros”.

Camila Alberto Augusto, Universidade de São Paulo (USP)

Discente do Curso de Lazer e Turismo (EACH-USP). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto “eMarketing da Agência Flytour Viagens”.

Caroline Galvão Nery, Universidade de São Paulo (USP)

Discente do Curso de Lazer e Turismo (EACH-USP). Bolsista do Programa de Estímulo de Ensino de Graduação (PEEG) na EACH/USP (1º semestre 2013). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/EACH-USP).

Jaqueline Letícia Mesquita Silva Oda, Universidade de São Paulo (USP)

Discente do Curso de Lazer e Turismo (EACH-USP). Bolsista do Programa de Tutoria Científico Acadêmica com o projeto “Megaeventos esportivos”. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/EACH-USP).

Julio Cesar Souza Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Discente do Curso Lazer e Turismo (EACH-USP). Trainee na Empresa Junior de Lazer e Turismo (EACH-USP) e bolsista no Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação (USP).

Alexandre Panosso Neto, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorado em turismo pela Universidad Europea Miguel de Cervantes, em Valladolid (Espanha) e Livre-Docência em Teorias do Turismo pela EACH-USP. Professor, com dedicação exclusiva (EACH/USP). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Teoria do Turismo.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Peçanha, B. E. P., Augusto, C. A., Nery, C. G., Oda, J. L. M. S., Santos, J. C. S., & Neto, A. P. (2014). Inventário de Enobares de São Paulo (São Paulo, Brasil) e perfil de seus frequentadores. Turismo E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38865

Número

Sección

Artigos